O que são as PANCs?
PANC é um acrônimo usado para contemplar o termo Plantas Alimentícias Não Convencionais, criado pela nutricionista Irany Arteche e consagrado pelo professor e biólogo Valdely Kinupp, após a publicação do livro, que escreveu com o professor Harry Lorenzi em 2004, com o título Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil da Editora Plantarum. Esse é um tema que vem despertando cada vez mais, a curiosidade de quem está procurando uma alimentação mais saudável e natural.
Então o termo PANC contempla um grupo de plantas ou partes de plantas, que não fazem parte do nosso acervo de ingredientes para compor nossa dieta convencional, seja por desconhecimento ou até mesmo por preconceito. Esse termo também pode incluir flores e formas não convencionais de consumo de um alimento, a banana verde é um exemplo, a banana é uma fruta convencional, mas quando está verde, possibilita preparo variados, como a biomassa, a banana chips a farinha, ainda pouco explorado.
Embora o termo seja relativamente recente, o uso dessas plantas na culinária, nada tem de novo, elas na verdade são velhas conhecidas de nossos avós, que colhiam ervas na natureza, que não só eram utilizadas na cozinha, como também na medicina doméstica.
A Culinária PANC não é a alimentação do futuro, como muitos pensam, é o Resgate de uma sabedoria do passado, empregada no presente com esforços científicos para uma devida valorização dessa alimentação biodiversa.
É importante salientar, contudo, que nem todo mato é PANC, existem espécies potencialmente tóxicas que podem causar sérios prejuízos a saúde, sendo algumas espécies fatais, dependendo da dose ingerida, por isso todo cuidado é pouco na hora de identificar, vejam abaixo 5 dicas valiosas para quem deseja ingressar nesse Universo: